Dicas para uma viagem tranquila

Chegou o grande momento! Aquela viagem que você tanto aguardava. A reserva do hotel está confirmada, as malas prontas, os roteiros definidos e a passagem comprada. Mas se a viagem é de avião, um frio na barriga pode tomar conta de você. Até as pessoas que estão acostumadas as viagens áreas sentem-se um pouco inseguras ao entrar em um avião. E a primeira viajem? É a mais apavorante de todas. Não tem como ficar quieto, o sentimento de pânico toma conta de muitas pessoas, a vontade de chegar logo ao destino é o único pensamento e o pouso do avião é o momento de maior alívio.

Viagem de avião

É claro, que o relato acima não é vivenciado por todas as pessoas que fazem a primeira viajem de avião. Muitos ficam confortáveis, conseguem trabalhar melhor com seus medos, e às vezes, nem medo sentem! Mas como eu acredito que muitas pessoas ainda sentem medo de viagem de avião, mas sabem que será inevitável encará-la, preparei algumas dicas para fazer uma viagem tranquila de avião, seja ela a primeira, segunda, terceira…

Chegue cedo ao aeroporto

Isso é fundamental para começar bem a viagem. As companhias aéreas pedem pelo menos uma hora de antecedência. O processo de embarque, muitas vezes, é demorado e, se o aeroporto, por algum motivo qualquer, estiver lotado, você corre o risco até de perder o voo. Por isso, programe seu dia de viagem para que ele seja o menos intenso possível. Se você estiver em casa, deixe tudo arrumado para que você saia para o aeroporto tranquilamente. Se você estiver em um hotel, não deixe para acertar suas contas na última hora!

Aeroportos no Brasil

Tenha sempre em mãos passagem e documentos

Assim como em uma viagem de ônibus, as companhias aéreas exigem do passageiro um documento com foto e a passagem. É evidente que esses documentos acompanham qualquer pessoa, principalmente em uma viagem, mas não custa reforçar, né?

Não fique com dúvidas. Pergunte!

É muito comum, até para os mais experientes, dúvidas durante a espera do voo. Muitas vezes, acontecem trocas de portões de embarque, passageiros que embarcam na pista ou em plataformas, e até mesmo, a troca de avião ou companhia área. Se na hora você se sentir perdido, não pense duas vezes, pergunte para um profissional do aeroporto ou da companhia aérea.

Bagagem

Planejando sua viagem

A bagagem também gera muitos desconfortos para os “aeronautas de primeira viagem”. Sempre fica uma dúvida sobre: Para onde minha mala vai? Fique tranquilo, o sistema logístico das bagagens é muito bom. Mas é claro que ele falha de vez em quando. Existem casos de bagagens que não acompanham seus donos pela viagem. Aí sim, o desgaste pode ser grande, mas paciência, qual sistema é 100% confiável nesse mundo?

Que roupa vestir para uma viagem de avião?

Os aviões são ambientes um pouco desagradáveis. Existe a primeira classe, com muito conforto e comodidade, mas a grande maioria, assim como eu, só tem a classe econômica como opção (pelo menos por enquanto…). Então, cuidado com a roupa que você escolherá, pois ela pode tornar a sua viagem bem desagradável. Evite roupas apertadas e curtas, pense que o espaço entre as poltronas é reduzido e que você pode enfrentar alguns desconfortos.

Outro detalhe importante é tomar cuidado com as temperaturas divergentes entre origem e destino de viagem. Por exemplo, se você está em Curitiba, e vai para Fortaleza, evite roupas pesadas e difíceis de carregar. É melhor enfrentar um pouco de frio no embarque, do que ficar com um blusão durante sua viagem pelo nordeste. O mesmo vale para a situação inversa.

Turbulências

Evite pânico e obedeça as recomendações dos pilotos e comissários. Turbulências são mais comuns do que você pode imaginar e os aviões estão preparados para enfrentá-las. É claro que o medo é muito grande durante o tempo de turbulência, e às vezes um minuto se transforma em uma hora de aflição. O mais importante é respirar fundo e aguardar o fim das chacoalhadas e seguir bem a viagem.

Qualquer problema durante o voo chame os comissários de bordo

Comissário de bordo no avião

Para finalizar as dicas do blog da FalaTurista, vamos falar dos comissários de bordo. Esses profissionais estão no voo para lhe servir e tirar todas as dúvidas que venham a surgir. Eles estão preparados para lidar com qualquer tipo de situação e orientam muito bem todos os passageiros, principalmente os de primeira viagem. Então se você tiver alguma dúvida, chame o comissário.